Uma idade mínima para pousar existe sim, que seria 18 anos, mas depois disso não há limite para se fazer um ensaio sensual, a não ser que você esteja disposto a se submeter aos julgamentos da sociedade, porque sim, muitos irão fazer este julgamento, mesmo que no fundo tenham muita vontade e faltam-lhes essa coragem de se permitir a se despir, a se ver e ser vista com toda sua feminilidade e sensualidade.
O bom da maturidade é isso, aos poucos vamos nos desfazendo dessas amarras que nos oprime e sufoca. Vamos ligando cada vez menos para o que o outro pensa e vamos dando voz ao que queremos. É fácil? Não! Mas vale muito a pena trilhar este caminho de libertação.
Recentemente Luiza Brunet fez um belo ensaio aos 59 anos e veja o que escreveu em seu perfil no instagram:
“Crescemos acostumados à cultura de que a nudez reflete a objetificação do corpo feminino. Muitas vezes foi assim, e por vezes ainda é - e assim lutamos todos os dias para ressignificar e combater a cultura machista e patriarcal(...)
Em um tempo em que as mulheres lutam decididamente para estabelecer as suas regras, impõem os seus limites, as suas ousadias e são donas absolutas de seus corpos, o nu também pode significar uma atitude política. Sim, todas as mulheres podem se sentir amadas e lindas aos 59 anos. Me orgulho de posar nua perto dos 60, entrando na terceira idade.”
É lindo ler isso, e é muito bom que mulheres com toda essa visibilidade façam isso para dar força a outras mulheres, para que também quebrem este paradigma.
Você já parou para pensar sobre isso?
Comments